Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1504
Type: Dissertação
Title: Elementos básicos para a formulação de uma política de gestão do conhecimento para a administração pública federal brasileira
Author(s): Gonçalves, Sonia Maria Goulart 
First Advisor: Fresneda, Paulo Sérgio Vilches
First co-advisor: Alonso, Luiza Beth Nunes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Moresi, Eduardo Amadeu Dutra
???metadata.dc.contributor.referee2???: Angeloni, Maria Terezinha
Summary: A importância da Gestão do Conhecimento para os governos é tema reconhecido, nacional e internacionalmente, em estudos, pesquisas e práticas implementadas pelas organizações públicas. A formulação de uma política de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Federal brasileira é atribuição do Comitê Técnico de Gestão do Conhecimento e Informação Estratégica (CT-GCIE) no âmbito do Comitê Executivo do Governo Eletrônico (CEGE). Com a finalidade de contribuir para tal formulação são apresentados dados para o diagnóstico da situação da Gestão do Conhecimento nas organizações da administração pública federal direta, comparados a aspectos levantados em estudos sobre o tema em outros países. A pesquisa completa-se com a apresentação de dados sobre a percepção dos servidores públicos acerca da necessidade de uma política dessa natureza e que elementos ela deve contemplar. Conclui-se, com essa pesquisa, que a formulação de uma política de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Federal é necessária, importante e estratégica, na opinião dos servidores, na percepção do governo federal e com base em experiências de sucesso da implantação de políticas similares nos países pesquisados, e acredita-se que a sua formulação e implementação fornecerão um direcionamento público relevante para a mudança de cultura e atitude em relação à importância do conhecimento na administração pública brasileira.
Abstract: A importância da Gestão do Conhecimento para os governos é tema reconhecido, nacional e internacionalmente, em estudos, pesquisas e práticas implementadas pelas organizações públicas. A formulação de uma política de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Federal brasileira é atribuição do Comitê Técnico de Gestão do Conhecimento e Informação Estratégica (CT-GCIE) no âmbito do Comitê Executivo do Governo Eletrônico (CEGE). Com a finalidade de contribuir para tal formulação são apresentados dados para o diagnóstico da situação da Gestão do Conhecimento nas organizações da administração pública federal direta, comparados a aspectos levantados em estudos sobre o tema em outros países. A pesquisa completa-se com a apresentação de dados sobre a percepção dos servidores públicos acerca da necessidade de uma política dessa natureza e que elementos ela deve contemplar. Conclui-se, com essa pesquisa, que a formulação de uma política de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Federal é necessária, importante e estratégica, na opinião dos servidores, na percepção do governo federal e com base em experiências de sucesso da implantação de políticas similares nos países pesquisados, e acredita-se que a sua formulação e implementação fornecerão um direcionamento público relevante para a mudança de cultura e atitude em relação à importância do conhecimento na administração pública brasileira.
Keywords: gestão do conhecimento
administração pública federal
política de gestão do conhecimento
knowledge management
federal public administration
Knowledge
management policy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: GONÇALVES, Sonia Maria Goulart. Elementos básicos para a formulação de uma política de gestão do conhecimento para a administração pública federal brasileira. 2006. 140 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1504
Document date: 30-Oct-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sonia Maria Goulart Goncalves.pdf1.55 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.