Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1503
Type: Dissertação
Title: Inteligência estratégica aplicada á promoção comercial Internacional
Author(s): Assis, Walquíria Freitas de
First Advisor: Moresi, Eduardo Amadeu Dutra
???metadata.dc.contributor.referee1???: Alvarenga, Rogério
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pinheiro, Carlos Andre Reis
Summary: No atual quadro de aprofundamento do fenômeno da globalização, as organizações precisam ser mais rápidas, eficientes e competitivas, é possível perceber que a principal oportunidade de crescimento de um país está intrinsecamente relacionada à atividade de exportação, a confiabilidade de sua economia para atrair investimentos externos e a atratividade de seu turismo doméstico, para estrangeiros. Desnecessário se torna argumentar quanto aos efeitos dessas três variáveis que compõem o conceito de promoção comercial aumento das exportações, captação de investimentos externos e promoção do turismo estrangeiro sobre o nível de renda e de emprego em nosso país. Visando maximizar as oportunidades e a melhor estruturação da promoção comercial, seja ela por meio da melhoria dos processos de produção, pela formação da imagem associada à exportação ou pelo seu posicionamento no mercado, é necessário que haja um processo de reflexão estratégica. Este trabalho tem por objetivo definir como a atividade de inteligência pode auxiliar na estruturação dos objetivos estratégicos da promoção comercial objetivando melhorar a capacidade de atuação da área responsável pela promoção comercial brasileira. Portanto, foi explorado o processo de organização do conhecimento, a partir dos dados do departamento responsável pela promoção comercial internacional, objeto deste estudo, que possui uma coleta privilegiada de informações do mercado, propondo diretrizes para o tratamento inteligente das mesmas, visando subsidiar as empresas por meio de informações que possam apoiar o processo de formulação de estratégias, de inserção em novos mercados e no aumento da presença nos demais. Os resultados estão relacionados na pesquisa por meio da identificação das lacunas existentes e como a atividade de inteligência pode auxiliar o departamento responsável pela promoção comercial brasileira a alcançar os seus objetivos estratégicos por meio da coleta, da disseminação e do desenho de cenários de negócios para exportação
Abstract: In the current stage of globalization process, organizations need to be faster, efficient and competitive; it is possible to perceive that the main opportunity of growth of a country is intrinsically related to their exportation activity, the trustworthiness of their economy to attract foreign investments and the domestic tourism attractiveness for foreign people. Discuss the effects of these three variables that compose the concept of commercial promotion - increase of exportations, external investments reception and foreign tourism promotion - considering the income and job levels in our country, are unnecessary. To maximize opportunities and improve commercial promotion structure, by the production processes improvement, commercial promotion image's relation with exportation or position in the market, it is essential a strategic process of reflexion. In this work, we propose a study on how the intelligence activity can assist in the commercial promotion strategic objectives; specifically in capacity of Brazilian's commercial promotion improvement. Therefore, the knowledge organization process was explored from the international commercial promotion's database, object of this work, that has a privileged collection of information about the market, proposing lines of direction for intelligent treatment of these information, that tries to subsidize with information companies in their process of creation of strategies, insertion in new markets and their presence in the others. The results are related in this research by the identification of existing gaps and how the intelligence activity can assist the responsible department of the Brazilian commercial promotion to reach their strategic objectives of collection, dissemination and creation of business-oriented scenes for exportation.
Keywords: inteligência estratégica
exportação
promoção comercial
strategic intelligence
exportation
commercial promotion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: ASSIS, Walquíria Freitas de. Inteligência estratégica aplicada á promoção comercial Internacional. 2007. 186 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2007.
Access Type: Acesso Embargado
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1503
Document date: 9-Oct-2007
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Elementos pre-textuais, capitulos 1 a 3.pdf287.24 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.