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Type: Dissertação
Title: Comunidades virtuais : competências necessárias conversacionais do moderadores como ferramenta de construção de relacionamentos
Author(s): Borges, Marcos Pereira
First Advisor: Fresneda, Paulo Sérgio Vilches
First co-advisor: Lucena Filho, Gentil José de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Leitao, Jacqueline Silveira de Sa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Alonso, Luiza Beth Nunes
Summary: O propósito deste trabalho foi avaliar, dentro do contexto das comunidades virtuais, como duas modalidades da fala, o EXPOR e o INDAGAR, que compõem o processo conversacional, são executados pelos moderadores das comunidades. Como resultado da pesquisa bibliográfica foi identificada a existência de muitos fatores a serem considerados na operação e gestão de uma organização: capital, investimentos, performance dos colaboradores, eficiência e efetividade dos sistemas e processos. O relacionamento colaborador-colaborador é mais um dos muitos fatores estabelecidos como essenciais ao se conduzir uma organização. Nesta área, as comunidades virtuais, vistas como uma cadeia de distribuição de conhecimento, têm-se destacado como uma possibilidade para o estabelecimento desses relacionamentos,. Principalmente se observado que com mais freqüência a inovação e colaboração surgem de ricas conversações horizontais que fluem rompendo as fronteiras da hierarquia organizacional. Ainda como resultado da construção do referencial teórico relativo ao processo conversacional (EXPOR e INDAGAR) e às comunidades virtuais, foi identificado uma correlação positiva entre as duas modalidades da fala estudadas e as atividades desenvolvidas pelos moderadores das comunidades virtuais. O processo conversacional, neste caso, é visualizado como o meio pelo qual ocorre o estabelecimento do senso de comunidade que afeta de maneira direta a vida nas comunidades virtuais. Isso porque os relacionamentos podem ser influenciados pela forma de se comunicar idéias, sentimentos, crenças, propósitos, causando impacto direto na coesão do grupo e na predisposição ao compartilhamento do conhecimento. A pesquisa de campo, que teve sua coleta de dados feita por meio de um questionário, mostrou que os moderadores das comunidades virtuais têm executado o EXPOR e o INDAGAR com uma qualidade acima da média, porém de forma desequilibrada. A pesquisa também revelou que este desequilíbrio é maior no grupo de moderadores com maior experiência e menor nos moderadores com menos tempo de atuação. Como resultado secundário, foi identificado que os moderadores de comunidades virtuais da amostra estudada consideram importante a boa condução das conversas no ambiente virtual, demonstrando interesse e disposição para melhorar esse processo através de cursos formais.
Abstract: The goal of the present work was appraise, in the context of virtual community, how two speech modalities, the EXPOSE and the INQUIRE, that are components of conversational process, are being executed by the Moderators of virtual community. As a result of a bibliographical research it was identified that many factors must be considered in the operation and management of an organization: capital in their many forms tangible and intangible, investment, performance of the internal partners, efficiency and effectiveness processes and systems. The relationship partnerpartner is another essential factor that must be observed in this environment. In this point, the virtual communities, viewed as a knowledge distributor chain, have being considered as a potential agent of this relationship. Especially if is observed that innovation and collaboration emerge from rich horizontal conversations that flow through the organizational hierarchy boundaries. Moreover, the gotten results from the theoretical referential had shown a positive correlation between the two speech modalities studied and the job description of the Moderators of virtual communities. In this case the conversational process is viewed as an agent of the establishment of community sense that directly affects the life of the virtual communities. Because the relationships can be influenced by the way the ideas, the feelings, the beliefs and the purposes are communicated, and this can cause directly impacts in the group cohesion and sharing knowledge predisposition. The field research show that the group of virtual communities Moderators researched have being executed the EXPOSE and the INQUIRE with a quality over the media, however they executed them in an unbalance way. The research also shows that this unbalance have more accentuation in the group of moderators with more experience, and less accentuation in the group of moderators with less experience. As secondary results, it was identified that the group of studied moderators recognizes the importance of a good conduction of the conversational process, and has a predisposition to increase their conversational capabilities by doing formal courses.
Keywords: comunidades virtuais
gestão do conhecimento
competências conversacionais
moderador de comunidade virtual
virtual communities
knowledge management
conversational competencies
virtual community moderator
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: BORGES, Marcos Pereira. Comunidades virtuais : competências necessárias conversacionais do moderadores como ferramenta de construção de relacionamentos. 2006. 134 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1486
Document date: 28-Nov-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

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