Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1484
Type: Dissertação
Title: Regulagem em tempo-real de um sistema integrado de semáforos : uma aplicação de redes neurais recorrentes e controle adaptativo
Author(s): Campos, Ricardo Luiz Barros Leite 
First Advisor: Brasil, Lourdes Mattos
First co-advisor: Oliveira, Roberto Célio Limão de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Alvarenga, Rogério
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Paulo Cesar Marques da
Summary: semáforo é um dispositivo de controle de tráfego que, através de indicações luminosas, alterna o direito de passagem de veículos em intersecções de duas ou mais vias, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos, em termos de fluidez e segurança. Para tanto é necessário que esteja bem regulado. A regulagem de semáforos tem o objetivo de estabelecer o melhor tempo de ciclo, que é o tempo necessário para a seqüência completa de indicações de verde, amarelo e vermelho de um semáforo, para tentar otimizar uma via, através da maximização da capacidade do fluxo da rede, da minimização do impacto negativo do tráfego no meio ambiente, do aumento da segurança no tráfego e diminuição do tempo de viagem. Uma alternativa viável é que o controlador de trânsito, que é o equipamento que comanda o semáforo, pudesse ter o tempo de ciclo estabelecido conforme as condições do fluxo de veículos de forma automática, através de uma Rede Neural Artificial Recorrente e Controle Adaptativo, que é o tema proposto neste trabalho.
Abstract: Traffic light is a device for controlling traffic which, by means of colorful lights, alternates the right of vehicles to go across junctions of two or more roads, with the objective of improving the flow of vehicles, in terms of fluidity and safety. To do that, it is necessary for it to be well regulated. The regulation of traffic lights aims at establishing the best cycle time, which is the necessary time for the complete sequence of the green, yellow and red lights of a traffic light to try to enhance the road, through the maximization of the network flux capacity, the minimizing of the traffic negative impact on the environment and the decrease of the journey. A viable alternative is that the traffic controller, which is the equipment that commands the traffic light, could have the cycle time established according to the vehicle flux conditions in an automatic way, by means of a Recurrent Artificial Neural Network and Adaptable Controller, which is the theme proposed in this work.
Keywords: controle adaptativo
redes neurais recorrentes
semáforos
adaptable controller
recurrent neural networks
traffic lights
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: CAMPOS, Ricardo Luiz Barros Leite. Regulagem em tempo-real de um sistema integrado de semáforos : uma aplicação de redes neurais recorrentes e controle adaptativo. 2006. 188 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1484
Document date: 28-Mar-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto Completo.pdf2.43 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.