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Type: Dissertação
Title: Executivo de TI (CIO) versus executivo do conhecimento (CKO): um estudo comparativo baseada na análise de atividades profissionais
Author(s): Gonçalves, Débora Rodrigues
First Advisor: Fresneda, Paulo Sérgio Vilches
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Rildo Ribeiro dos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Tonet, Helena Correa
Summary: O presente trabalho identificou, a partir de uma pesquisa bibliográfica, as principais atividades e competências do executivo do conhecimento e do executivo de TI, ressaltando suas semelhanças e diferenças. Após esta análise, foi realizada uma pesquisa de campo a fim de verificar, junto a uma amostra de executivos de TI, se os mesmos executam algumas das principais atividades que os executivos do conhecimento desempenham dentro das organizações. Foi elaborado um questionário com 27 atividades de responsabilidade do executivo do conhecimento, que foi respondido por uma amostra de 52 executivos de TI ou de cargos equivalentes. A amostra consistiu de pessoas com alto nível de escolaridade, com experiência prática na área de TI, com interesse na área de Gestão do Conhecimento e de ambos os setores: público e privado. A partir da revisão de literatura e das respostas obtidas da amostra, foram formuladas as conclusões, expostas a seguir. Conclusão 1: De acordo com a literatura, existem atividades semelhantes e diferentes entre o executivo de TI e o executivo do conhecimento, além de alguns desafios a serem enfrentados em suas jornadas de trabalho. Conclusão 2: Dezenove atividades foram apontadas como executadas no dia-a-dia de trabalho dos executivos de TI. As três tarefas a seguir foram as atividades consideradas como as mais desempenhadas, classificadas por ordem de realização: a) facilitar a comunicação efetiva entre seus funcionários e demais funcionários da organização, b) incentivar seus funcionários a criarem novos conhecimentos para propiciar a geração de soluções inovadoras e c) implementar ações para motivar o uso do conhecimento. Conclusão 3: executivos de TI do setor público e os do setor privado têm percepções diferentes em relação às atividades desempenhadas. Os respondentes do setor público afirmaram executar com maior frequência (85%) as atividades do executivo do conhecimento quando comparados com os do setor privado (59%). Conclusão 4: do total de respondentes, apenas duas questões foram consideradas atividades raramente ou nunca realizadas pelos executivos de TI (7,4%). Essas duas questões foram: a) mensurar o valor do capital intelectual da organização e b) verificar que o conhecimento é disseminado por toda a organização. Conclusão 5: para aquelas atividades que foram salientadas com atividades raramente ou nunca executadas pelos executivos de TI, os respondentes do setor público afirmaram apenas não desempenhar a seguinte atividade: Mensurar o valor do capital intelectual da organização , já para o setor privado, os mesmos salientaram duas outras atividades: Desenvolver estudos de Benchmarking e Verificar se o conhecimento é disseminado por toda a organização . Conclusão 6: pode-se observar que o número de mulheres no cargo de CIO ainda é bem reduzido, tanto na iniciativa privada quanto em órgãos públicos.
Abstract: The present work identified, from a bibliographical research, the main activities and competences of the chief knowledge officer and chief of IT, standing out its likeness and differences. After these analysis, a research with a sample of chiefs of IT was done due to verify if they execute some of the main activities that the chiefs of knowledge develop inside the organizations. A questionnaire with 27 activities of the chief knowledge officer was elaborated, which was answered by a sample of 52 chiefs of IT or equivalent positions. This sample consisted of people with high level of education, with practical experience in the IT area, with interest in Knowledge Management and of both sections: public and private. From the literature revision and the answers of the sample, some conclusions had been formulated, displayed as follow. Conclusion 1: According with the literature, similar and different activities exist between the chief of IT and the chief of knowledge, besides some challenges to be faced in its work days. Conclusion 2: Nineteen activities were pointed as activities executed by the chiefs of IT in their current work. The following three activities were considered as the most relevant,ranked by accomplishment: a) to facilitate the effective communication between its employees and other employees of the organization, b) to motivate its employees to create new knowledge that propitiate the generation of innovative solutions and c) to implement actions to motivate the use of the knowledge. Conclusion 3: chiefs of IT of the public section have different perceptions comparing to the private section. The respondents of the public section affirmed to execute with larger frequency (85%) the chief knowledge s activities when compared with the ones of the private section (59%). Conclusion 4: two activities of the total respondents were just considered rarely or never accomplished by the chiefs of IT (7,4%). These two activities were: a) quantify the value of the organization s intellectual capital and b) to verify that the knowledge is disseminated by all the organization. Conclusion 5: for those activities that were rarely or never pointed out with activities executed by the chiefs of IT, the respondents of the public section just affirmed not to execute the following activity: quantify the value of the oraganization s intellectual capital , on the other side, for the private section, beyond the same ones pointed out two other activities were assigned: to develop studies of benchmarking and to verify that the knowledge is disseminated by all the organization . Conclusion 6: it could be observed that the number of women in the position of CIO is still very reduced, being predominantly a masculine redoubt.
Keywords: executivo do conhecimento
executivo de TI (Tecnologia da Informação)
atividades e competências
chief knowledge officer
chief information officer
activities and competences
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL::RECRUTAMENTO E SELECAO DE PESSOAL
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: GONÇALVES, Débora Rodrigues. Executivo de TI (CIO) versus executivo do conhecimento (CKO): um estudo comparativo baseada na análise de atividades profissionais. 2006. 165 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1475
Document date: 27-Mar-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

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