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Type: Dissertação
Title: A gestão por competências na perspectiva da aprendizagem organizacional: o caso de uma empresa pública de grande porte
Author(s): Benetti, Luciane
First Advisor: Moresi, Eduardo Amadeu Dutra
First co-advisor: Britto, Maria Júlia Pantoja de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Figueiredo, Rejane Maria da Costa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Neiva, Elaine Rabelo
Summary: Este trabalho analisa as Redes Sociais Informais, na perspectiva da Gestão por Competências, como mecanismo de sustentabilidade aos processos de aprendizagem e transferência do conhecimento em grupos de trabalho. Para tanto, foi realizado um estudo de caso abordando o Programa Solução Combinada de Mensagens, de uma empresa pública de grande porte. A pesquisa foi estruturada dentro de uma perspectiva metodológica que integra abordagens qualitativa e quantitativa. Trinta e seis participantes responderam questionários de opinião e três participaram de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados obtidos demonstraram que o Programa tem, como uma de suas metas estabelecer a Gestão de pessoas por Competências, pois seu objetivo não é trabalhar por desempenho. Foi definido o Processo Crítico transferência e absorção de informação e de conhecimento para a identificação das Redes Sociais Informais de Informação e o mapeamento das competências de grupo, uma vez que este permeia todos os demais processos. Uma contribuição teórica relevante foi a análise e discussão dos conceitos relativos à competência de grupo, processos de aprendizagem nas organizações e Redes Sociais Informais. Entre as implicações práticas dessa pesquisa, constatou-se que as Redes Sociais podem apoiar os gerentes do Programa, na construção de práticas que possam facilitar o processo de transferência e absorção de informação e de conhecimento. Além disso, essas redes podem promover o compartilhamento e a disseminação dessas informações entre os funcionários envolvidos neste processo, a fim de criar um ambiente de interação e socialização, objetivando o alcance da aprendizagem na organização. Conclui-se que os resultados podem contribuir e trazer informações relevantes no que diz respeito aos processos de Aprendizagem Organizacional. Especificamente no que se refere às estratégias subsidiadas por meio do mapeamento das competências de grupo das Redes Sociais Informais de Informação cujo objetivo é o de facilitar o gerenciamento dos processos de aprendizagem, transferência e absorção de conhecimento.
Abstract: This work analyzes the Informal Social Nets, in the perspective of the Management for Competences, as sustainability mechanism to the learning processes and transfer of the knowledge in work groups. For so much, a case study was accomplished approaching the Program Combined Solution of Messages, of a great public company. The research was structured inside of a methodological perspective that integrates qualitative and quantitative approaches. Thirty six participants answered opinion questionnaires and three participated in semi-structured interviews. The obtained results demonstrated that the Program has, as one of their goals, to establish the people's Management for Competences, because its objective is not to work for performance. It was defined the Process Critical transfer and absorption of information and of knowledge for the identification of the Informal Social Networks of Information and the mapping of the group competences, once this permeates all the other processes. A relevant theoretical contribution was the analysis and discussion of the relative concepts to the group. competence, learning processes in the organizations and Informal Social Networks. Among the practical implications of that research, it was verified that the Social Networks can support the managers of the Program, in the construction of practices that it can facilitate the transfer process and absorption of information and of knowledge. Further, those nets can promote the sharing and the spread of that information among the employees involved in this process, in order to create an interaction environment and socialization, aiming at the reach of the learning in the organization. It is ended that the results can contribute and to bring relevant information in what concerns the processes of Organizational Learning. Specifically in what he refers to the strategies subsidized through the mapping of the competences of group of the Informal Social Networks of Information whose objective is it of facilitating the administration of the learning processes, transfer and knowledge absorption.
Keywords: conhecimento organizacional
gestão por competências
aprendizagem organizacional
redes sociais informais
organizational knowledge
management for competences
organizational learning and informal social networks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: BENETTI, Luciane. A gestão por competências na perspectiva da aprendizagem organizacional: o caso de uma empresa pública de grande porte. 2006. 140 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1471
Document date: 17-Nov-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

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