Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1468
Type: Dissertação
Title: Construção de conceitos e conversação assíncrona na colaboração científica apoiada por computador
Author(s): Castro, Eduardo José Ribeiro de 
First Advisor: Nobrega, Germana Menezes da
First co-advisor: Ferneda, Edílson
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lima, Fernanda
???metadata.dc.contributor.referee2???: Menezes, Crediné Silva de
Summary: A complexidade e o tamanho das tarefas do mundo atual exigem maior interação entre as pes-soas. Cada vez mais a solução de problemas passa pela necessidade de trabalho em grupo. No meio acadêmico, os trabalhos de pesquisa científica são executados por meio da colaboração e da cooperação em grupo. As freqüentes restrições de tempo e distância de seus membros difi-cultam a execução dessas atividades. Conseqüentemente, a cooperação assíncrona torna-se conveniente e necessária. Dentre as comunidades científicas que tratam da colaboração e coo-peração entre grupos de pesquisa estão: Trabalho Cooperativo Apoiado por Computador (em inglês, Computer-Supported Cooperative Work CSCW), Colaboração Científica Apoiada por Computador (em inglês, Computer-Supported Scientific Collaboration - CSSC) e Apren-dizagem Colaborativa Apoiada por Computador (em inglês, Computer-Supported Collabora-tive Learning - CSCL). CSCW trata do suporte ao desenvolvimento de tarefas em grupo. CS-CL provê sistemas de suporte a uma ou mais atividades cooperativas que têm a aprendizagem por objetivo. CSSC intensifica a colaboração multi/interdisciplinar, promovendo contínuas negociações entre participantes. Tais comunidades científicas dedicam-se à análise e à propo-sição de soluções para colaboração e cooperação baseadas em tecnologias groupware ; teorias de aprendizagem e na interação entre múltiplos partici¬pantes. Este trabalho propõe, conceitu-almente, um ambiente denominado AC-ConCient para a construção colaborativa e assíncrona de conceitos apoiada por computador, que permita a pesquisadores de um determinado grupo propor, de forma estruturada, projetos de pesquisa científicos. No ambiente AC-ConCient A refere-se a Assíncrono, C refere-se a Colaborativo, Con refere-se a Conversação e Ci-ent a Científica. O ambiente AC-ConCient proposto está apoiado em quatro componentes conceituais básicos: (i) ciclo de coordenação de ações; (ii) modelo de colaboração 3C; (iii) questionamento progressivo e (iv) arquitetura AC-Híbrida; associada a três outros comple-mentares: (i) interação assíncrona, (ii) teoria de aprendizagem e (iii) representação gráfica via mapas conceituais e organização dos artefatos. Espera-se que tal ambiente motive o trabalho individual e coletivo, facilitando a cooperação multi e interdisciplinar, disponibilizando me-canismos que propiciem uma percepção de evolução.
Abstract: The complexity and the size of tasks in the current world demand greater interaction amongst people. The solution of problems increasingly contemplates the necessity of group work. In the academic community, scientific research papers are executes by means of group contribu-tion and cooperation. The frequent time and distance constraints faced by group s members make difficult the execution of these activities. Consequently, the asynchronous cooperation becomes convenient and necessary. Named amongst the scientific communities that deal with group collaboration and cooperation are: Computer-Supported Cooperative Work CSCW, Computer-Supported Scientific Collaboration CSSC and Computer-Supported Collabora-tive Learning CSCL. CSCW deals with the support to group tasks development. CSCL pro-vides support systems to one or more cooperative activities that have learning for objective. CSSC intensifies multi/interdisciplinary collaboration, promoting continuous negotiations among participants. Such scientific communities are dedicated to the analysis and the pro-posal of solutions for collaboration and cooperation based on groupware technologies; learn-ing theories, on which the cooperative interaction will be based; and the interaction among multiple participants who need to keep some level of mutual agreement. The connection among cooperative learning, collaborative work and group scientific research is highlighted, once there are parallels amongst the processes involved. This work proposes, conceptually, an environment for the collaborative and asynchronous construction of concepts supported by computer, facilitating the multidisciplinary cooperation by building a common context in sci-entific contribution. One expects that such environment motivates individual and collective work by making available mechanisms that propitiate an evolutionary perception.
Keywords: Colaboração científica
Comunicação assíncrona
Ciclo de pesquisa
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: CASTRO, Eduardo José Ribeiro de. Construção de conceitos e conversação assíncrona na colaboração científica apoiada por computador. 2006. 141 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1468
Document date: 22-Aug-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EduardoJose.pdfDissertação2.28 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.