Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1465
Type: Dissertação
Title: Integrando material instrucional e experiências em um ambiente colaborativo de suporte à docência no âmbito de áreas temáticas em uma instituição de ensino superior
Author(s): Brito, Mírian Cristiane Alves
First Advisor: Nobrega, Germana Menezes da
First co-advisor: Oliveira, Káthia Marçal de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lima, Fernanda
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santoro, Flávia Maria
Summary: O conhecimento tem sido considerado um dos patrimônios mais importantes das empresas atuais. As empresas verificaram que o conhecimento individual deve ser armazenado, recuperado e reutilizado coletivamente. As Instituições de Ensino Superior se incluem neste contexto, pois têm a missão de disseminar e eventualmente gerar conhecimentos. Diversas direções podem ser seguidas para auxiliar nesta missão e o presente trabalho foca suas atenções em um dos atores do processo ensino aprendizagem: o docente. Preocupado em aperfeiçoar metodologias e didáticas em sua prática cotidiana, o docente utiliza-se de diferentes técnicas didáticas que resultam, muitas vezes, em experiências isoladas no processo ensino-aprendizagem. Outras vezes, tais experiências são compartilhadas em redes informais de docentes. Diante deste contexto, o presente trabalho pretende auxiliar no aproveitamento de experiências vivenciadas em sala de aula para que os docentes possam, participando de uma rede formalmente organizada, repetir sucessos e evitar insucessos com base em lições aprendidas. Propõe-se, assim, um ambiente para estruturar e organizar discussões entre docentes de uma mesma área temática sobre questões relacionadas aos materiais instrucionais e experiências em como utilizá-los, permitindo a validação e o consenso sobre tais discussões, resultando no registro formal das melhores práticas didáticas e pedagógicas em um determinado momento, apoiando o processo de ensino-aprendizagem. Para a concepção do ambiente são exploradas três vertentes: (i) Fábrica de Experiências, para explicitar e documentar o conhecimento dentro de uma empresa; (ii) Trabalho Cooperativo Apoiado por Computador, para dar suporte ao processo de comunicação e colaboração entre os docentes e (iii) Objetos de Aprendizagem, para facilitar o acesso e reuso dos materiais instrucionais compartilhados no ambiente.
Abstract: Nowadays, knowledge has been considered one of the major heritage of enterpreneurs. They noticed that individual knowledge must be collectivelly stored, recovered, and reused. Higher Education Institutions (HEI) are included in such context, since it is their mission to disseminate and generate knowledge as a result. Various directions may be taken in order to help in such a task. Therefore, this paper focuses on one of the foremost actors in the learning/teaching process: the teacher. Concerned about improved methodologies on a daily basis, the teacher uses different techniques that, very often, result into isolated experiences in the learning/teaching process. Other times, such experience is shared within informal teaching meetings. Under these circumstances, this paper aims at providing some support so that such experience in the classroom might be useful, in a way that the teachers can be formally organized as a web, repeating achievements and avoiding failures based on their learned lessons. Thus, we propose the creation of a place where we could structure and organize forum discussions among teachers from the same area about issues related to instructional materials as well as how to use them, allowing the validation and consensus on such discussions, which could result on a formal record of better teaching and methodological practice. In order to do so, three conceptions are explored: (i) Experience Making, to explicit and document knowledge inside an enterpreneur. (ii) Computer-based Cooperative Work, to give support to the communication and collaboration among teachers; and (iii) Learning Objects, to facilitate the access and reusage of instructional materials shared within a web.
Keywords: Docentes
Ensino e aprendizagem
Ensino superior
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::APRENDIZAGEM E DESEMPENHO ACADEMICOS
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: BRITO, Mírian Cristiane Alves. Integrando material instrucional e experiências em um ambiente colaborativo de suporte à docência no âmbito de áreas temáticas em uma instituição de ensino superior. 2006. 153 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1465
Document date: 25-Apr-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto completo.pdf1.5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.