Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1464
Type: Dissertação
Title: Apredizagem para mudança: competências necessárias para docentes da área de tecnologia da informação para uma nova prática educativa
Author(s): Amorim, Paula Karine Dias Ferreira
First Advisor: Lucena Filho, Gentil José de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Niquini, Débora Pinto
???metadata.dc.contributor.referee2???: Moresi, Eduardo Amadeu Dutra
???metadata.dc.contributor.referee3???: Rocha Neto, Ivan
???metadata.dc.contributor.referee4???: Burnham, Teresinha Fróes
Summary: Cada vez mais a aquisição de novas competências (conhecimento, habilidades, atitudes, valores) ganha importância para o desenvolvimento da sociedade. Nesse contexto, as universidades são desafiadas a proporcionar uma formação que seja capaz de preparar o ser humano para a vida (pessoal e profissional). Todavia, os processos educacionais ora adotados não estão formatados para dar conta desse tipo de formação: novas aprendizagens se fazem necessárias. Essas aprendizagens devem permitir a extrapolação do ambiente de sala e atingir todas as dimensões da universidade: docentes, alunos, dirigentes, técnico-administrativos. Instaurar um processo de aprendizagem organizacional que permeie todos os níveis requer uma profunda revisão do modus operandi da universidade e da atuação das pessoas que a constituem. Neste estudo buscou-se identificar quais contribuições seriam necessárias para que docentes da área da Tecnologia da Informação pudessem adquirir aprendizagens para uma nova prática educativa. A pesquisa foi realizada com base no estudo dos fundamentos da Aprendizagem Organizacional e nos referenciais do Modelo Educativo do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey México, assim como por meio de um estudo de caso realizado nos cursos de graduação de Ciência da Computação e de Sistemas de Informação da Universidade Católica de Brasília - UCB. Para o levantamento dos dados e informações foi construído um questionário subdividido em três dimensões: perfil docente, quesitos comportamentais e relação do docente com a Universidade. Os resultados obtidos pela pesquisa demonstraram a necessidade de desenvolver nos professores competências para uma prática docente centrada na aprendizagem, no aluno, no trabalho em equipe e em métodos didáticos que apoiem a aprendizagem colaborativa. Desta forma, verificou-se com a pesquisa que os programas de formação docente devem ser construídos de forma planejada e intencional, devem estar articulados institucionalmente e conterem, desde a sua concepção até a prática, coerência entre os princípios, valores e atitudes declarados pela universidade como os norteadores da formação de seus alunos.
Abstract: Nowadays the acquisiton of competences (knowledge, attitudes, skills and values) gains importance for the society development. In this context, the universities are challenged to provide a formation that is capable to prepare the human being for life (personally and professionally). However, the adopted educational processes are not formatted to give account of this type of formation: new learning processes are necessary. This learning must go beyond the classroom environment and reach all the university dimensions: professors, pupils, controllers, administrative-technician. To restore a organizational learning process that links all the levels, requires a deep revision of the university modus operandi and of the performance of the people who constitute it. This study searches to identify which contributions would be necessary so that teachers of the Information Technology area could acquire new learning for a new educative practice. The research was carried through on the basis of the Organizational Learning background study and on referential of the Educative Model of the Monterrey Technological - Mexico, as well as on a case study carried through in the graduation courses of Computer science and Information Systems of the Brazilian Catholic University UCB. A questionnaire was constructed for the data and information survey. It was subdivided in three dimensions: teaching profile, behavior questions and the professor s relation with the University. The results gotten for the research have demonstrated the necessity to develop competences in the teachers for a educational practice centered in the learning, in the pupil, in the team work and in didactic methods that support the collaborative learning. Concluding, it was verified with this research that the teaching formation programs must be constructed in a planned and intentional form, must be articulated institutionally and contain, from its conception until its practice, coherence between the principles, values and attitudes declared by the university as guides of its pupils formation.
Keywords: gestão universitária
aprendizagem organizacional
prática educativa
competência docente
university management
organizational learning
educative practice
teaching ability
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: AMORIM, Paula Karine Dias Ferreira. Apredizagem para mudança: competências necessárias para docentes da área de tecnologia da informação para uma nova prática educativa. 2005. 206 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2005.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1464
Document date: 21-Jun-2005
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto Completo.pdf998.21 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.