Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1461
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Regina Teixeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Káthia Marçal dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://genos.cnpq.br:12010/dwlattes/owa/prc_imp_cv_int?f_cod=K4796351T4por
dc.contributor.referee1Lucena Filho, Gentil José dept_BR
dc.contributor.referee2Britto, Maria Júlia Pantoja dept_BR
dc.date.accessioned2016-06-24T04:19:37Z-
dc.date.available2006-09-11pt_BR
dc.date.issued2006-07-04pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Regina Teixeira. Lições aprendidas e percepção de clima à aprendizagem em uma fábrica de software. 2006. 132 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.por
dc.identifier.uri https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1461-
dc.description.resumoNa área de engenharia de software, a gestão do conhecimento atua na busca de formas para capturar, registrar, compartilhar e reutilizar o conhecimento das pessoas sobre os atividades, técnicas e procedimentos utilizados dentro do processo de software. Nas atividades relacionadas ao desenvolvimento de software os membros do grupo podem aprender informalmente ao longo da execução das diversas etapas do projeto. Vários autores têm ressaltado a importância de fatores contextuais na eficácia dos processos de aprendizagem humana no trabalho. Tendo em vista que uma revisão de projeto, assim como a Análise Postmortem, tem por objetivo capturar as lições aprendidas, o contexto organizacional adquire importância por afetar o processo de aprendizagem natural destes indivíduos em seus grupos de trabalho. Este estudo propõe verificar possíveis relações entre os elementos de clima à aprendizagem e dados de lições aprendidas em projetos de desenvolvimento de software.por
dc.description.abstractIn software engeneering, knowledge management acts searching for ways to capture, register, share and reuse knowledge related to activities, techniques and procedures in the software processes. The team members may informally learn to execute activities in the different project stages. Many researchers emphasize the importance of context factores for the efficent human learning process at work. As the Postmortem analyses and a project review have as objective capturing the learned lessons, the organization context acquires importance by affecting the natural learning knowledge of theses individuals in their work group. This study proposes to verify possible relations among the learning climate elements and data of learned lessons in developing software projects.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/retrieve/3449/Regina%20Teixeira%20Almeida.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://200.214.135.178:8443/jspui/retrieve/8474/Regina%20Teixeira%20Almeida.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapor
dc.publisher.departmentInformáticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUCBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaprendizagem organizacional; engenharia de software; gestão do conhecimentopor
dc.subjectclima à aprendizagempor
dc.subjectlições aprendidaspor
dc.subjectanálise postmortempor
dc.subjectlearning climateeng
dc.subjectlessons learnedeng
dc.subjectpostmortem analysiseng
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROSpor
dc.titleLições aprendidas e percepção de clima à aprendizagem em uma fábrica de softwarepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Regina Teixeira Almeida.pdf1.07 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.