Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1461
Type: Dissertação
Title: Lições aprendidas e percepção de clima à aprendizagem em uma fábrica de software
Author(s): Almeida, Regina Teixeira
First Advisor: Oliveira, Káthia Marçal de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Lucena Filho, Gentil José de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Britto, Maria Júlia Pantoja de
Summary: Na área de engenharia de software, a gestão do conhecimento atua na busca de formas para capturar, registrar, compartilhar e reutilizar o conhecimento das pessoas sobre os atividades, técnicas e procedimentos utilizados dentro do processo de software. Nas atividades relacionadas ao desenvolvimento de software os membros do grupo podem aprender informalmente ao longo da execução das diversas etapas do projeto. Vários autores têm ressaltado a importância de fatores contextuais na eficácia dos processos de aprendizagem humana no trabalho. Tendo em vista que uma revisão de projeto, assim como a Análise Postmortem, tem por objetivo capturar as lições aprendidas, o contexto organizacional adquire importância por afetar o processo de aprendizagem natural destes indivíduos em seus grupos de trabalho. Este estudo propõe verificar possíveis relações entre os elementos de clima à aprendizagem e dados de lições aprendidas em projetos de desenvolvimento de software.
Abstract: In software engeneering, knowledge management acts searching for ways to capture, register, share and reuse knowledge related to activities, techniques and procedures in the software processes. The team members may informally learn to execute activities in the different project stages. Many researchers emphasize the importance of context factores for the efficent human learning process at work. As the Postmortem analyses and a project review have as objective capturing the learned lessons, the organization context acquires importance by affecting the natural learning knowledge of theses individuals in their work group. This study proposes to verify possible relations among the learning climate elements and data of learned lessons in developing software projects.
Keywords: aprendizagem organizacional; engenharia de software; gestão do conhecimento
clima à aprendizagem
lições aprendidas
análise postmortem
learning climate
lessons learned
postmortem analysis
CNPq: CNPQ::OUTROS
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: ALMEIDA, Regina Teixeira. Lições aprendidas e percepção de clima à aprendizagem em uma fábrica de software. 2006. 132 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1461
Document date: 4-Jul-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Regina Teixeira Almeida.pdf1.07 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.