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Type: Dissertação
Title: A predição da evasão escolar dos cursos técnicos de nível médio : um estudo de caso no SENAI
Author(s): Veloso, Luando Andrade 
First Advisor: Batista, Fábio Ferreira
Summary: A baixa escolaridade da população brasileira e a baixa qualidade da educação são fatores que interferem na capacidade dos trabalhadores de interagir com as novas tecnologias e métodosde produção, o que causa efeitos negativos na produtividade e na competitividade da indústria. O presente estudo dá ênfase no combate à evasão escolar utilizando o processo de KDDpara identificar o perfil de alunos com maior propensão a abandonar os cursos técnicos denível médio. Por meio da mineração de dados, busca-se identificar padrões ou correlaçõesarmazenadas em uma base de dados específica. Apesar de a mineração ser aplicada em situa-ções de alunos já evadidos, seus resultados são úteis para a predição deste fenômeno. Se aplicada para alunos matriculados, a mineração de dados possibilita predizer o perfil de alunoscom maior risco de evasão dos cursos técnicos. A ideia para este trabalho surgiu a partir dacrença de que o perfil dos alunos já evadidos ao longo do tempo poderia fornecer padrões oucorrelações relativamente seguras quanto à possibilidade de um aluno enquadrado em umdeterminado perfil se evadir do curso técnico de nível médio. O trabalho se caracterizou pelautilização do método de estudo de caso, para tanto a análise foi efetuada aplicando a técnicade classificação e teve como principal meta auxiliar o processo de tomada de decisão nocombate à evasão escolar. A metodologia CRISP-DM foi utilizada de forma a permitir umbom acompanhamento do projeto e criar uma documentação que possibilitará a execução deoutros projetos deste nível futuramente. O experimento utilizou dados reais armazenados noSistema SCOP e englobou apenas os cursos técnicos de nível médio do SENAI. Os resultadosmostram que é possível aplicar o processo de KDD para mineração de dados educacionais etambém pode ser usado como uma ferramenta de previsão de evasão escolar e auxiliar educadores em diferentes áreas.
Abstract: The low education level of the population and the low quality of education are factors thatinterfere in workers ability to interact with new technologies and methods of production,which causes negative effects on the productivity and competitiveness of industry. This studyemphasizes the fight against truancy using the KDD process to identify the profile of studentswith higher propensity to leave the technical courses in high school. Through data mining, weseek to identify patterns or correlations stored in a specific database. Although mining beapplied in situations already dropout students, their results are useful for the prediction of thisphenomenon. If applied for students enrolled, data mining enables predict the profiles ofstudents with higher risk of circumvention of technical courses. The idea for this work camefrom the belief that the profile of the students have already escaped over time could providerelatively safe patterns or correlations as to whether a student framed in a certain profile toescape the mid-level technical course. The work was characterized by the use of the casestudy method, therefore the analysis was performed by applying classification technique andhad as main goal to assist the decision-making process to combat truancy. The CRISP-DMmethodology was used to allow a good follow up the project and create a document that willenable the execution of other projects of this level in the future. The experiment used actualdata stored in SCOP system and encompassed only the mid-level technical courses ofSENAI. The results show that it is possible to apply the process of KDD for miningeducational data and can also be used as a forecasting tool truancy and help educate pain indifferent areas.
Keywords: Gestão do conhecimento
Tecnologia da informação
Evasão escolar
Ensino profissional
Exploração de dados (Computação)
educational dropout
school dropout
professional education
data mining
kdd
technical courses
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: VELOSO, Luando Andrade. A predição da evasão escolar dos cursos técnicos de nível médio : um estudo de caso no SENAI. 2015. 96 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1456
Document date: 29-Jun-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

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