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Type: Dissertação
Title: Diretrizes para a governança de centro de serviços compartilhados na administração pública brasileira
Diretrizes para a governança de centro de serviços compartilhados na administração pública brasileira
Author(s): Mello Junior, Edson Cézar 
First Advisor: Souza Neto, João
Summary: A possibilidade de maior eficiência na redução de custos, a racionalização de estruturas organizacionais e a melhoria da qualidade dos serviços prestados aos cidadãos são alguns dos motivadores da ampliação de Centros de Serviços Compartilhados na área pública no Brasil e em diversos países. Diante dessa tendência, o governo brasileiro realizou o estudo Análise da aplicabilidade das experiências em Centros de Serviços Compartilhados a um modelo para a APF. O estudo destaca que a principal razão observada em todas as experiências estudadas para a implantação das Centrais de Serviços refere-se à necessidade de aumentar a eficiência do gasto público. Mas, a organização para ter sucesso, necessita ter agilidade, economicidade e qualidade na prestação dos serviços. Para tal, o Centro de Serviços deve contar com requisitos de governança que permitam uma atuação eficiente e eficaz. A literatura, no entanto, é carente quanto a propostas e formas de implementação dessa governança, sendo que apenas uma proposta foi encontrada. O objetivo deste estudo é contribuir propondo um modelo de governança a um CSC na APF.
Abstract: The possibility of greater efficiency in reducing costs, streamlining organizational structures and improving the quality of services provided to citizens are some of the drivers of expansion of Shared Services Centers in the public sector in Brazil and in several countries. Given this trend, the Brazilian government, conducted the study applicability analysis of experiences Centers Shared Services to a model for the APF. The study highlights that the main reason observed in all studied experiences for the implementation of Service Centers refers to the need to increase the efficiency of public spending. But the organization to succeed, you need to have agility, economy and quality in service delivery. To this end, the Service Centre should have governance requirements that allow an efficient and effective operation. The literature, however, is lacking as to proposals and ways to implement this governance, and only one proposal was found. The objective of this study is to contribute proposing a governance model to a CSC in the APF.
Keywords: gestão do conhecimento
tecnologia da informação
governança corporativa
internet na administração pública
centro de serviços compartilhados
administração pública
shared services center
governance
public administration
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: MELLO JUNIOR, Edson Cézar. Diretrizes para a governança de centro de serviços compartilhados na administração pública brasileira. 2015. 157 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2015.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1447
Document date: 29-Jun-2015
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

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