Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1437
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCoelho, Sonia Schwartzpt_BR
dc.contributor.advisor1Moresi, Eduardo Amadeu Dutrapt_BR
dc.date.accessioned2016-06-24T04:19:15Z-
dc.date.available2015-03-06pt_BR
dc.date.issued2014-11-11pt_BR
dc.identifier.citationCOELHO, Sonia Schwartz. Aprendizagem organizacional : um estudo de caso aplicado à execução do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). 2014. 88 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.por
dc.identifier.uri https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1437-
dc.description.resumoAtualmente, as organizações enfrentam ambiente competitivo e globalizante. Disso decorrem complexidade e incertezas no cenário empresarial, requerendo das empresas mudança e inovação, para continuarem presentes e crescentes. Na área pública, o cidadão vem cada vez mais demandando padrões de excelência nos serviços prestados, exercendo o direito de cobrar o cumprimento à missão das instituições. Nesse contexto, a aprendizagem organizacional tem se apresentado como tema relevante para geração e utilização de novos conhecimentos na busca de soluções e melhorias nos serviços ou nos produtos. Este estudo objetiva caracterizar o processo de aprendizagem organizacional na gestão do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação. Ao se utilizar pesquisa qualitativa, descritiva e documental, foram identificadas as principais ações e melhorias realizadas na execução do Programa nos últimos oito anos, buscando evidências que geraram a efetivação dessas ações e possivelmente os resultados esperados. Com a pesquisa, caracterizou-se a existência da aprendizagem de ciclos simples e duplo na execução do PNLD.por
dc.description.abstractNowadays, organizations face a competitive and globalizing environment. From this follows complexity and uncertainty in the business environment, requiring companies changes and innovations to remain present and growing. In the public sector, the citizen has been increasingly demanding more standards of excellence in service exercising the right to charge the fulfillment of the mission of the institutions. In this context, organizational learning has emerged as a relevant issue to generate and use of new knowledge in the search for solutions and improvement in services or products. This study has aimed to characterize the process of organizational learning in the management of the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) developed by the Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a federal agency responsible for the accomplishment of educational policies of the Ministry of Education. Using a qualitative, descriptive and documentary research, were surveyed the major actions of the improvements undertaken in carrying out the Program for the last eight years seeking the evidences that led the implementation of these actions and generated the expected results. With this research was characterized the existence of learning of simple and double cycle on the accomplishment of PNLD.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/retrieve/3427/Sonia%20Schwartz%20Coelho.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://200.214.135.178:8443/jspui/retrieve/8455/Sonia%20Schwartz%20Coelho.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapor
dc.publisher.departmentInformáticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUCBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)por
dc.subjectgestão do conhecimento tecnologia da informaçãopor
dc.subjectaprendizagem organizacionalpor
dc.subjectadministração públicapor
dc.subjectorganizational learningeng
dc.subjectpublic managementeng
dc.subjectnational textbook programeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.titleAprendizagem organizacional : um estudo de caso aplicado à execução do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sonia Schwartz Coelho.pdf6.33 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.