Share |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1437
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Coelho, Sonia Schwartz | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Moresi, Eduardo Amadeu Dutra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2016-06-24T04:19:15Z | - |
dc.date.available | 2015-03-06 | pt_BR |
dc.date.issued | 2014-11-11 | pt_BR |
dc.identifier.citation | COELHO, Sonia Schwartz. Aprendizagem organizacional : um estudo de caso aplicado à execução do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). 2014. 88 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1437 | - |
dc.description.resumo | Atualmente, as organizações enfrentam ambiente competitivo e globalizante. Disso decorrem complexidade e incertezas no cenário empresarial, requerendo das empresas mudança e inovação, para continuarem presentes e crescentes. Na área pública, o cidadão vem cada vez mais demandando padrões de excelência nos serviços prestados, exercendo o direito de cobrar o cumprimento à missão das instituições. Nesse contexto, a aprendizagem organizacional tem se apresentado como tema relevante para geração e utilização de novos conhecimentos na busca de soluções e melhorias nos serviços ou nos produtos. Este estudo objetiva caracterizar o processo de aprendizagem organizacional na gestão do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação. Ao se utilizar pesquisa qualitativa, descritiva e documental, foram identificadas as principais ações e melhorias realizadas na execução do Programa nos últimos oito anos, buscando evidências que geraram a efetivação dessas ações e possivelmente os resultados esperados. Com a pesquisa, caracterizou-se a existência da aprendizagem de ciclos simples e duplo na execução do PNLD. | por |
dc.description.abstract | Nowadays, organizations face a competitive and globalizing environment. From this follows complexity and uncertainty in the business environment, requiring companies changes and innovations to remain present and growing. In the public sector, the citizen has been increasingly demanding more standards of excellence in service exercising the right to charge the fulfillment of the mission of the institutions. In this context, organizational learning has emerged as a relevant issue to generate and use of new knowledge in the search for solutions and improvement in services or products. This study has aimed to characterize the process of organizational learning in the management of the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) developed by the Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a federal agency responsible for the accomplishment of educational policies of the Ministry of Education. Using a qualitative, descriptive and documentary research, were surveyed the major actions of the improvements undertaken in carrying out the Program for the last eight years seeking the evidences that led the implementation of these actions and generated the expected results. With this research was characterized the existence of learning of simple and double cycle on the accomplishment of PNLD. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/retrieve/3427/Sonia%20Schwartz%20Coelho.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://200.214.135.178:8443/jspui/retrieve/8455/Sonia%20Schwartz%20Coelho.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Católica de Brasília | por |
dc.publisher.department | Informática | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | UCB | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) | por |
dc.subject | gestão do conhecimento tecnologia da informação | por |
dc.subject | aprendizagem organizacional | por |
dc.subject | administração pública | por |
dc.subject | organizational learning | eng |
dc.subject | public management | eng |
dc.subject | national textbook program | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO | por |
dc.title | Aprendizagem organizacional : um estudo de caso aplicado à execução do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Sonia Schwartz Coelho.pdf | 6.33 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.