Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1437
Type: Dissertação
Title: Aprendizagem organizacional : um estudo de caso aplicado à execução do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
Author(s): Coelho, Sonia Schwartz
First Advisor: Moresi, Eduardo Amadeu Dutra
Summary: Atualmente, as organizações enfrentam ambiente competitivo e globalizante. Disso decorrem complexidade e incertezas no cenário empresarial, requerendo das empresas mudança e inovação, para continuarem presentes e crescentes. Na área pública, o cidadão vem cada vez mais demandando padrões de excelência nos serviços prestados, exercendo o direito de cobrar o cumprimento à missão das instituições. Nesse contexto, a aprendizagem organizacional tem se apresentado como tema relevante para geração e utilização de novos conhecimentos na busca de soluções e melhorias nos serviços ou nos produtos. Este estudo objetiva caracterizar o processo de aprendizagem organizacional na gestão do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação. Ao se utilizar pesquisa qualitativa, descritiva e documental, foram identificadas as principais ações e melhorias realizadas na execução do Programa nos últimos oito anos, buscando evidências que geraram a efetivação dessas ações e possivelmente os resultados esperados. Com a pesquisa, caracterizou-se a existência da aprendizagem de ciclos simples e duplo na execução do PNLD.
Abstract: Nowadays, organizations face a competitive and globalizing environment. From this follows complexity and uncertainty in the business environment, requiring companies changes and innovations to remain present and growing. In the public sector, the citizen has been increasingly demanding more standards of excellence in service exercising the right to charge the fulfillment of the mission of the institutions. In this context, organizational learning has emerged as a relevant issue to generate and use of new knowledge in the search for solutions and improvement in services or products. This study has aimed to characterize the process of organizational learning in the management of the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) developed by the Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a federal agency responsible for the accomplishment of educational policies of the Ministry of Education. Using a qualitative, descriptive and documentary research, were surveyed the major actions of the improvements undertaken in carrying out the Program for the last eight years seeking the evidences that led the implementation of these actions and generated the expected results. With this research was characterized the existence of learning of simple and double cycle on the accomplishment of PNLD.
Keywords: Programa Nacional do Livro Didático (Brasil)
gestão do conhecimento tecnologia da informação
aprendizagem organizacional
administração pública
organizational learning
public management
national textbook program
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: COELHO, Sonia Schwartz. Aprendizagem organizacional : um estudo de caso aplicado à execução do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). 2014. 88 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1437
Document date: 11-Nov-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sonia Schwartz Coelho.pdf6.33 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.