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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Acessibilidade nas ações educacionais a distância : um caminho para inclusão da pessoa com deficiência visual no contexto organizacional
???metadata.dc.creator???: Lavorato, Simone Uler 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Alonso, Luiza Beth Nunes
???metadata.dc.description.resumo???: Um dos grandes desafios contemporâneos no contexto organizacional é tornar inclusivas as ações educacionais corporativas a distância, pois as organizações devem ser protagonistas na promoção da inclusão educacional da pessoa com deficiência. A educação a distância representa um importante veículo na promoção da inclusão educacional da pessoa com deficiência. A internet pode ser uma ferramenta na concretização de ações educacionais inclusivas, desde que adequadas as necessidades específicas. Nessa perspectiva, faz-se essencial a utilização do desenho universal, das adaptações razoáveis e da tecnologia assistiva. Diante dessa nova realidade, o Instituto Nacional do Seguro Social INSS, por meio do seu Centro de Formação e aperfeiçoamento CFAI, adota estrategicamente métodos e ferramentas pedagógicas e tecnológicas no processo de aprendizagem. Esta pesquisa pretende analisar os aspectos teóricos e práticos que embasam as atividades desenvolvidas pelo CFAI para a inclusão da pessoa com deficiência nas ações educacionais a distância, considerando a educação como processo transformador e a necessidade da adoção de acessibilidade na educação a distância.
Abstract: One of the biggest challenges in today s organizational context is to make corporate distance education actions accessible, because organizations should be the protagonists in promoting educational inclusion for disabled people. Distance learning represents an important vehicle in the promotion of educational inclusion of disabled people. The use of the internet may be a valuable tool in the implementation of inclusive educational practices, as long as specific needs are met. In this perspective, the use of Universal Drawing, Reasonable Adaptations and Assistive Technology are essential. In face of this new reality, Brazil s National Institute of Social Security INSS, throughout its Training and Development Center CFAI, strategically adopts pedagogical methods and resources in the learning process. This research intends to analyse the theoretical aspects that may support the practical activities developed by CFAI aiming to promote the inclusion of disabled people in distance-education initiatives, considering education as a transforming process and the necessity to make distance-learning accessible.
Keywords: gestão do conhecimento
tecnologia da informação
educação inclusiva
ensino à distância
arquitetura e deficientes
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
???metadata.dc.publisher.initials???: UCB
???metadata.dc.publisher.department???: Informática
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: LAVORATO, Simone Uler. Acessibilidade nas ações educacionais a distância : um caminho para inclusão da pessoa com deficiência visual no contexto organizacional. 2014. 111 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1436
Issue Date: 24-Nov-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

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