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Type: Dissertação
Title: A aprendizagem de profissionais de TI : além dos métodos formais
Author(s): Donato, Antonella 
First Advisor: Hedler, Helga Cristina
Summary: Compreender o processo de aprendizagem individual é um ponto de partida para compreender a aprendizagem organizacional, dada à necessidade de aprendizagem e adaptação a um ambiente organizacional em constante mudança. Unido ao desafio de aprender continuamente, tem-se o papel estratégico da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que está cada vez mais inserida no cotidiano governamental e da sociedade. É nesse contexto que se torna importante observar como os profissionais de TI aprendem, visto que a identidade individual das organizações impede a existência de modelos únicos de aprendizagem. É com esse objetivo que o estudo observou o aprendizado de 39 servidores públicos, todos profissionais da área de TIC do Superior Tribunal Militar. A pesquisa mista utilizou análise exploratória, análise temática e análise categorial temática. Ficou evidenciado que, dentro de cada especialidade relacionada à natureza das atividades desenvolvidas pelos profissionais de TI, pode haver diferenças na utilização de uma ou outra atividade de aprendizagem, o que demonstra a necessidade de não se generalizar a utilização de práticas entre os profissionais de TI dentro da organização. Foram levantados os fatores facilitadores e inibidores da aprendizagem na percepção dos profissionais e temas como relacionamento com os colegas; ambiente de trabalho; e atuação do superior hierárquico e da alta administração surgiram como influenciadores da aprendizagem. Por fim, foram criadas 6 categorias quanto à percepção da aprendizagem informal: relacionamentos interpessoais; práticas no trabalho; compartilhamento de conhecimento; busca por publicações; capacitação assistemática e autônoma.
Abstract: Understanding the individual learning process would be a starting point to understand the organizational learning, due to the learning and adaptation necessity in a constantly changing organizational environment. Joining the challenge of ongoing learning, there is the strategic role of the Information and Communication Technology (ICT), which is more and more inserted every day in government and society. It is in this context that it becomes important to observe how professionals learn, since the individual identity of organizations prevents the existence of unique models of learning. It is with this intention that the study observed the learning of 39 public ICT professionals at the Superior Military Court. The mixed method research used exploratory data analysis, thematic analysis technique and thematic categorical analysis. It became evident that within each specialty related to the nature of the activities carried out by IT professionals, there may be differences in the use of one or another learning activities, what demonstrates the need of no generalization in the use of practices among IT professionals inside the organization. Facilitating and inhibitor factors of learning were raised in the perception of professionals and topics such as relationship with colleagues, work environment, and the superior and senior management performance have emerged as influencers of learning. Finally, 6 categories of perceptions of informal learning were created: interpersonal relationships, work practices, knowledge sharing, search for publications, unsystematic training and autonomous.
Keywords: gestão do conhecimento
tecnologia da informação
aprendizagem
aprendizagem organizacional
setor público
organizational learning
individual learning
informal learning
learning in the workplace
Brazilian public sector
IT professionals
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: DONATO, Antonella. A aprendizagem de profissionais de TI : além dos métodos formais. 2014. 112 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1428
Document date: 31-Mar-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

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