Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1424
Type: Dissertação
Title: Critérios para avaliação de viabilidade da adoção de computação em nuvem por parte de organizações da Administração Pública Federal
Author(s): Evangelista, Wellington Galdino 
First Advisor: Souza Neto, João
Summary: A computação em nuvem é um movimento recente na área de tecnologia da informação (TI) que promete o consumo racional de recursos, a redução de desperdícios e a otimização dos custos, facilitando a utilização de recursos adicionais, quando necessário. A literatura, no entanto, demonstra que a sua adoção não é um processo simples, pois demanda a compreensão de diversos aspectos de gestão e governança de TI como, por exemplo, a forma de aquisição e questões importantes relacionadas à segurança da informação. Essa pesquisa propõe critérios para a avaliação da viabilidade de uma organização da Administração Pública Federal em adotar a modalidade de serviço da computação em nuvem conhecida como software como serviço ou simplesmente SaaS, de um provedor do mercado. Como resultado, a pesquisa encontrou dezenove critérios de avaliação, distribuídos em sete domínios e em duas áreas, que podem auxiliar os gestores de TI dessas organizações na tomada de decisão e na detecção de pontos críticos que devem ser melhorados no sentido de se mitigar os riscos relacionados. Para alcançar o objetivo da pesquisa, foi realizado um grupo focal com a finalidade de se refinar os critérios propostos para, em seguida, empregá-los na avaliação da viabilidade da migração de algumas entidades da APF para um modelo de computação em nuvem SaaS.
Abstract: Cloud computing is a recent movement in the area of information technology (IT) that promises the rational use of resources, waste reduction and cost optimization technology, facilitating the use of additional resources when needed. The literature, however, shows that its adoption is not a simple process, since it requires the understanding of many aspects of management and IT governance, for example, the form of acquisitions and major issues related to information security. This research proposes criteria for assessing the viability of an organization of the Federal Public Administration to adopt the mode of service of cloud computing known as software as a service or just SaaS, from a provider of market. As a result, research has found nineteen evaluation criteria in seven domains and two areas that can assist managers of these organizations in decision making and in the detection of critical points that should be improved in order to mitigate risks related. To achieve the research objective, a focus group in order to refine the criteria proposed for then use them in assessing the viability of the migration of some entities of the APF for a type of cloud computing SaaS was conducted.
Keywords: gestão do conhecimento
tecnologia da informação
computação em nuvem
administração pública
cloud computing, federal public administration, it governance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: EVANGELISTA, Wellington Galdino. Critérios para avaliação de viabilidade da adoção de computação em nuvem por parte de organizações da Administração Pública Federal. 2014. 164 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1424
Document date: 26-Feb-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Wellington Galdino Evangelista.pdf1.9 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.