Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1421
Type: Dissertação
Title: Qualidade da informação : um estudo de caso no mercado rural
Author(s): Santos, Marcelo Guedes dos 
First Advisor: Moresi, Eduardo Amadeu Dutra
Summary: Um dos grandes problemas vistos atualmente no mundo empresarial está na qualidade das informações trabalhadas pelas empresas que subsidiam as suas atividades. Tal problema também é percebido no mercado bancário, ambiente em que, o fato de haver atividade fim vinculada à concessão de crédito, além de intensa concorrência, acaba por tornar essas empresas altamente dependentes de informações tempestivas, corretas e, resumidamente, de informações de qualidade; visto que, para esse mercado, o não aproveitamento de oportunidades, assim como a negligência ou imprudência nas ações, pode acarretar sérios prejuízos financeiros para o banco. Dentro desse mercado, dado o seu abrangente escopo, o objeto de análise foi focado nas informações rurais, ou seja, nas informações oriundas dos clientes que demandam o crédito rural, assim como nas informações relativas aos produtos e serviços do meio rural, tanto do próprio banco como também de sua concorrência. Sendo assim, a questão foi levantada para esse cenário, trabalhar formas de aferir a qualidade da informação sobre o mercado rural para apoiar os processos operacionais de uma agência bancária. Tal questão levou a analisar pensamentos de autores sobre o tema, assim como identificar atributos que podem ser utilizados para se trabalhar com a percepção de qualidade da informação em bancos, sendo vistos também a aderência desses atributos às informações rurais e também às estruturas usuais das empresas bancárias. Para realizar os trabalhos, foi feita pesquisa que, pela forma de abordagem, classificou-se no método misto, que engloba características qualitativas e quantitativas. Desta forma, uma vez analisados os atributos de qualidade da informação e aplicada pesquisa de campo, foram identificados os atributos mais pertinentes para a melhor identificação da qualidade da informação rural existente em agências bancárias. A partir desses resultados, foram sugeridos os melhores procedimentos para verificação, de forma eficiente e eficaz, da qualidade da informação rural utilizada em agências bancárias.
Abstract: One of the major problems currently seen in the business world is in the quality of the information worked for companies that support your activities. This problem is also seen in the banking market, where the fact that there is a core activity bound to the granting of credit, and intense competition, ends up making these companies highly dependent on timely, accurate, well-worked and short-mind, quality information, since for this market, not taking advantage of opportunities as well as negligent or reckless actions, can cause serious financial losses to the bank. Within this market, given its comprehensive scope, the analysis object was focused on the rural information, in other words, the information from the customers that demand the rural credit, as well as information on products and services in rural areas, from the bank as well as their competition. Thus, the question for this impending scenario is working ways of measuring the quality of information on the rural market to support the operational processes a bank branch. This question will examine the thoughts of authors on the subject, and identify attributes that can be used to work with the perceived quality of information on banking, being seen also the adhesion of these attributes to the rural information and also to usual structures of banking firms. To perform the work, the research was classified as the mixed method, encompassing both qualitative and quantitative characteristics. Thus once analyzed the attributes of information quality and applied field research, we identified the most relevant attributes for better identification of the quality of information on existing rural bank branches. From these results, we suggested the best procedures for verification, efficiently and effectively, the quality of their information used in rural bank branches.
Keywords: gestão do conhecimento
tecnologia da informação
gerenciamento da informação
bancos
desenvolvimento rural
attributes
information quality
rural information
banking market
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: SANTOS, Marcelo Guedes dos. Qualidade da informação : um estudo de caso no mercado rural. 2013. 130 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1421
Document date: 27-May-2013
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcelo Guedes dos Santos.pdf9.38 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.