Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1401
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorNascimento, Maria Odete Alves dopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9200266001505307por
dc.contributor.advisor1Alonso, Luiza Beth Nunespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787995P6por
dc.date.accessioned2016-06-24T04:18:49Z-
dc.date.available2013-07-05pt_BR
dc.date.issued2013-03-26pt_BR
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Maria Odete Alves do. Aplicabilidade nas atividades laborais dos conhecimentos adquiridos em cursos de mestrado e doutorado : um estudo de caso sobre o PTC/CNPq. 2013. 214 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2013.por
dc.identifier.uri https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1401-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar a aplicabilidade das competências aprendidas em cursos de Mestrado ou de Doutorado pelos servidores egressos do Programa de Treinamento e Capacitação (PTC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em seus ambientes de trabalho. O PTC atua em consonância com a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP), originada da constatação exercida pelas transformações em curso na sociedade. Tais transformações têm pressionado as organizações e os Governos a se adaptarem à complexidade do mundo do trabalho, o qual requer olhares sobre todas as dimensões externas e internas às organizações, para que se tornem mais competentes e possam contribuir com a melhoria da qualidade dos serviços públicos. O desenvolvimento de competências é reconhecido como a base de criação de riquezas e de melhoria da qualidade de vida nas organizações e na sociedade. Os pressupostos deste trabalho são os de que o PTC, além de atender as determinações da referida Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, tem sido entendido pelos servidores como um duplo benefício complementar a eles oferecido, uma vez que a formação de doutores e de mestres enseja o reconhecimento do seu novo potencial no ambiente de trabalho. Esta ação vem sendo usada, ainda, como estratégia para a valorização e a integração das competências adquiridas à Instituição, inclusive porque se identificou relativa mobilidade dos servidores, após sua titulação pelo PTC, para diferentes setores internos e externos. A metodologia usada foi de natureza qualitativa e quantitativa. O estudo apresentado é descritivo e exploratório, e foi realizado com o uso de entrevistas em profundidade com os servidores egressos do PTC. O período analisado foi de 1986, data da criação da Coordenação responsável pelo Programa, até 2011, o que representou uma população de 47 servidores. Foi aplicado o Instrumento Impacto do Treinamento, de Abbad (1999), e o questionário as contribuições que o PTC tem para o cumprimento da missão e atuação do CNPq, resultando em avaliação de impacto e contribuição que vão, em sua maioria de alto a moderado, o que representa o reconhecimento por parte dos servidores na agregação das competências adquiridas ao ambiente de trabalho. Quanto à gestão de competências resultou na avaliação pelos egressos do PTC de que há fragilidade no modelo de gestão utilizado pela Instituição no aproveitamento das competências dos servidores e apoio a esses para divulgação dos seus trabalhos. Quanto a ser um benefício complementar aos servidores, constata-se que esta assertiva encontra respaldo na Carreira de C&T para o desenvolvimento do servidor e, em conseqüência, para a sua melhoria remuneratória. Ressalta-se, porém, que quando os egressos do PTC aplicam seus conhecimentos em prol da Instituição, o benefício pode ser caracterizado uma via de mão dupla. Em que pese tal assertiva, no entanto, a evasão dos egressos, por motivos vários, inclusive de aposentadoria, requer um novo olhar da Instituição com o intuito de se investir na capacitação de servidores em áreas nas quais ocorrem as maiores perdas. Isto se faz necessário, sobretudo por se tratar aqui de pessoas atuando em organização de alto desempenho.por
dc.description.abstractThis work aims to investigate the applicability of the skills learned in courses Masters or Doctoral graduates servers by Training Program and Training (PTC) of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq) in their work environments. The PTC operates in line with the National Staff Development (PNDP), originated from the fact exercised by the changes taking place in society. Such transformations have pressured organizations and governments to adapt to the complexity of the world of work, which requires eyes on all external and internal dimensions organizations, to become more competent and can contribute to improving the quality of public services . Skills development is recognized as the basis for creating wealth and improving the quality of life in organizations and society. The assumptions of this study are that the PTC, in addition to meeting the requirements of the said National Development Policy Staff, has been understood by servers as a double complementary benefit offered to them, since the formation of doctors and masters entails recognition of their potential new workplace. This action has been used also as a strategy for the recovery and integration of acquired skills to the institution, including because they identified relative mobility of servers after its certification by PTC to different internal and external sectors. The methodology was qualitative and quantitative. The present study is descriptive and exploratory, and was conducted using in-depth interviews with servers graduates PTC. The study period was 1986, the date of creation of the charge of the Coordination Program, by 2011, representing a population of 47 servers. Was applied Instrument Training Impact of Abbad (1999), and the questionnaire of the contributions that the PTC has to fulfill the mission and activities of the CNPq, resulting in impact assessment and contribution ranging mostly from high to moderate, which represents the recognition by the servers in the aggregation of acquired skills to the workplace. As for skills management resulted in the evaluation by graduates of the PTC that there is weakness in the management model used by the institution in harnessing the skills of servers and support for these dissemination of their work. How to be an effective complement to the servers, it appears that this assertion is supported by the Career & T for development server and, consequently, to improve their remuneration. It is noteworthy, however, that when the PTC graduates apply their knowledge for the benefit of the institution, the benefit can be characterized one way street. Despite this assertion, however, the avoidance of graduates for various reasons, including retirement, requires a new look at the institution in order to invest in the training of servers in areas which suffer the greatest losses. This is necessary, especially because here people working in high-performance organization.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttps://bdtd.ucb.br:8443/jspui/retrieve/3371/Maria%20Odete%20Alves%20do%20Nascimento.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://200.214.135.178:8443/jspui/retrieve/8413/Maria%20Odete%20Alves%20do%20Nascimento.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Católica de Brasíliapor
dc.publisher.departmentInformáticapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUCBpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgestão do conhecimentopor
dc.subjectcapacitação de professorespor
dc.subjectcapacitação de pessoalpor
dc.subjectadministração de pessoalpor
dc.subjectdesempenhopor
dc.subjecttrainingeng
dc.subjectskillseng
dc.subjectmanagement skillseng
dc.subjectevoluation of training programseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAOpor
dc.titleAplicabilidade nas atividades laborais dos conhecimentos adquiridos em cursos de mestrado e doutorado : um estudo de caso sobre o PTC/CNPqpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Odete Alves do Nascimento.pdf3.07 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.