Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1346
Type: Dissertação
Title: Modelagem para certificação de conhecimentos a partir de competências profissionais
Author(s): Droval, Clarisse 
First Advisor: Alonso, Luiza Beth Nunes
Summary: A certificação profissional vem sendo utilizada como reconhecimento de que os tra-balhadores detêm as competências exigidas para o desenvolvimento de determina-das funções. Independentemente da forma pela qual a competência tenha sido ad-quirida ou desenvolvida, em espaços acadêmicos, pela educação permanente ou por meio da educação corporativa, os mecanismos de certificação profissional permi-tem afirmar se a competência encontra-se instalada. A abordagem Gestão por Competências vem sendo incorporada entre as práticas administrativas tanto nas organizações privadas quanto nas públicas. Sob esta ótica aparece o conceito de certificação profissional de competências. Neste trabalho descreve-se a experiência de um grande conglomerado financeiro brasileiro na estruturação de uma modela-gem para Certificação de Conhecimentos a partir de Competências Profissionais. A revisão da literatura oferece um panorama acerca do desenvolvimento teórico do tema e que permitiu a estruturação da modelagem apresentada, tema dos dois capí-tulos seguintes que contemplam o relato da experiência e a apresentação do modelo a ser compartilhado com outras organizações.
Abstract: La Certificación Profesional se ha utilizado como un reconocimiento de que los traba-jadores mantienen las habilidades necesarias para el desarrollo de de-tareas reali-zadas. Independientemente de la forma en que la competencia ha sido adquirida o desarrollada en las áreas académicas, de formación continua o a través de la edu-cación corporativa, los mecanismos de certificación permiten afirmar que la compe-tencia profesional se ha instalado. El enfoque de Gestión por Competencias se ha incorporado entre las prácticas administrativas en las organizaciones públicas y pri-vadas. En esta tesis se describe la experiencia de un gran conglomerado financiero brasileño en la estructuración de un modelo para la certificación de conocimientos de competencias profesionales. La revisión de la literatura ofrece una visión general sobre el desarrollo teórico de la materia que permitió la estructuración del modelo presentado y el tema de dos capítulos siguientes se ocupan de la descripción de la experiencia y la presentación del modelo a ser compartido con otras organizaciones.
Keywords: certificação profissional
desempenho
gestão do conhecimento
gestión por competencias
certificación profesional
certificación del conocimiento
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: DROVAL, Clarisse. Modelagem para certificação de conhecimentos a partir de competências profissionais. 2011. 171 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasí­lia, 2011.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1346
Document date: 15-Dec-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Clarisse Droval.pdf4.63 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.