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Type: Dissertação
Title: Um estudo sobre o uso mercadológico de mídias digitais sociais e locativas no contexto das micro e pequenas empresas
Author(s): Lopes, Alexandre Magalhães 
First Advisor: Alonso, Luiza Beth Nunes
First co-advisor: Ferneda, Edílson
Summary: A internet e as mídias digitais vêm transformando e ampliando o espaço de atuação das empresas, criando novas vias de acesso a mercados e gerando novos modelos de negócios. Essas oportunidades de comunicação são socialmente mediadas por ferramentas oferecidas pelas tecnologias de informação e comunicação que viabilizam a disponibilização de informações sobre produtos e o relacionamento com clientes, a partir do qual se busca captar suas preferências e opiniões. As grandes empresas têm desenvolvido técnicas e saberes para atuação mais eficiente nessas novas mídias. Por outro lado, as micro e pequenas empresas (MPE), no Brasil, cada vez mais têm acesso à internet, mas não utilizam apropriadamente as mídias sociais e locativas de forma estratégica para garantir a sustentabilidade dos negócios. Neste trabalho, foi realizado um estudo sobre a aplicação mídias sociais e locativas no âmbito das MPE. Para isso, foram consultados profissionais da área de marketing digital com o objetivo de compreender as questões envolvidas na assimilação das tecnologias e saberes relativas às mídias sociais e locativas pelas MPE, segundo as seguintes dimensões: (i) potencial de absorção dessas novas tecnologias por parte dos empresários menos habituados ao mundo digital, (ii) aplicabilidade dessas tecnologias no contexto das MPE, (iii) oferta de infraestrutura, (iv) experiências bem sucedidas conhecidas e (v) estratégias de utilização de mídias sociais e locativas pelas MPE. Os resultados apontam para a necessidade das instituições de fomento ao empreendedorismo considerarem em seu modelo de orientação e consultoria, bem como em suas políticas de treinamento, processos organizados de orientação para as MPE atuarem em ambientes digitais de negócios.
Abstract: The internet and digital media are transforming and expanding the space where companies operate, creating new access routes to markets and generating new business models. These opportunities of communication are socially mediated by tools offered by information and communication technologies that provide information about products and customer relationship, from which the customers' preferences and opinions may be captured. Large companies have developed techniques and knowledge for more efficient performance in these new media. On the other hand, micro and small enterprises (MSEs) in Brazil have increasingly more access to the internet, but don't properly and strategically use social and locative media to ensure business sustainability. In this work, we have investigated the application of social and locative media among MSEs. For this, we consulted digital marketing professionals aiming to understand the questions involved in the assimilation, by MSEs, of technologies and knowledge concerning social and locative media, according to the following dimensions: (i) potential for absorption of these new technologies by entrepreneurs less accustomed to the digital world, (ii) applicability of these technologies in the context of MSEs, (iii) provision of infrastructure, (iv) known successful experiences and (v) strategies for using social and locative media my MSEs. The results indicate the need for entrepreneurship fostering institutions to consider, in their guidance and consulting model as well as in their training policies, organized guiding processes for MSEs to operate in digital business environments.
Keywords: mídia digital
pequenas e médias empresas
gestão do conhecimento
negócios
micro and small enterprises
digital marketing
social media
locative media
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Informática
Program: Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação
Citation: LOPES, Alexandre Magalhães. Um estudo sobre o uso mercadológico de mídias digitais sociais e locativas no contexto das micro e pequenas empresas. 2011. 74 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1322
Document date: 30-Mar-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação

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