Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1280
Type: Dissertação
Title: O atendimento ao idoso institucionalizado no imaginário de um grupo de alunos de fisioterapia
O atendimento ao idoso institucionalizado no imaginário de um grupo de alunos de fisioterapia
Author(s): Cysneiros, Renata Vieira Rebouças Sarubi
First Advisor: Loureiro, Altair Macedo Lahud
???metadata.dc.contributor.referee1???: Córdova, Rogério de Andrada
???metadata.dc.contributor.referee2???: Vianna, Lucy Gomes
???metadata.dc.contributor.referee3???: Alves, Vicente Paulo
Summary: Esta dissertação buscou conhecer o imaginário e sua correlação com as ações terapêuticas de um grupo de alunos, estagiários do curso de graduação em fisioterapia, de uma Instituição de Ensino Superior do Distrito Federal, realizadas num asilo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na qual foram utilizados como instrumentos o Arquétipo Teste dos nove elementos AT-9 teste criado por Yves Durand (1988), a escuta, observação e anotações acerca das ações fisioterapêuticas adotadas por estes alunos. Como explicitado por Gilbert Durand (1989), o imaginário subjaz às ações. Na estrutura do imaginário do aluno estagiário, registrado no protocolo do teste AT-9, percebeu-se a coerência entre o universo mítico emergido com a ação fisioterapêutica por ele realizada no atendimento ao idoso asilado. Os dados míticos revelaram que a maioria dos alunos estagiários em fisioterapia, sujeitos da pesquisa, não queria lutar, adotavam mais posturas passivas. Identificou-se um grupo com uma estrutura disseminatória, apresentando laivos de desestrutura. Os sujeitos desta pesquisa demonstraram insegurança e medo no toque terapêutico e na conduta a ser adotada com os idosos, evidenciando ainda forte tecnicismo e pouca humanização no tratamento. Percebeu-se a idéia de vida no imaginário do grupo, sobre menor idéia de morte, considerando-se a maior freqüência dos simbolismos positivos. Com esta análise, facilita-se a compreensão de onde e em que medida deverá ou não conservar, manter ou recriar o estágio e a matriz curricular dos futuros fisioterapeutas, para torná-los mais humanos e condizentes com as necessidades da população, em especial dos idosos.
Abstract: This dissertation aimed to know the imaginary and the correlation with the therapeutics actions by a group of students, trainees of the physiotherapy graduation, from the Graduation Institution of the Federal District. The dissertation is about a qualitative research in which the Archetypal Test of the nine elements - AT-9 - test created by Yves Durand (1988) was used as the instrument, and also listening, observing and taking notes concerning the techniques and methods of physiotherapeutic actions adopted by these students. As it was explained by Gilbert Durand (1989), the imaginary overcome the actions. In the imaginary structure of the trainee student, registered in the protocol of test AT-9, it was analyzed the coherence on the mythical universe emerged with the physiotherapeutic action used by the student in a home attendance to the elderly. The mythical data have disclosed that the majority of the trainee student in physiotherapy, involved in the research, did not want to struggled, so they decided to adopted more passive positions. It was identified a group with a distinct structure, presenting signs of unstructured. The citizens of this research didn t demonstrate confidence, but fear to use the therapeutical touch and doubts about the behavior to be adopted with the elderly, evidencing strong technicism and little humanization in the treatment. It was observed the idea of life in the group imaginary, less idea of death, and bigger frequency of the positive symbolisms. Based upon this analysis, it is possible to understand where to go and the measure to keep, to maintain or to recreate the period of training and the curricular matrix of the future physiotherapists, to become them more humanists and to adjust themselves to the necessities of the population, in special of the elderly population.
Keywords: imaginário
ILP
graduação em fisioterapia
imaginary
ILP
graduation of physiotherapy
fisioterapia para idosos; formação para o trabalho
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Ciências da Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia
Citation: CYSNEIROS, Renata Vieira Rebouças Sarubi. O atendimento ao idoso institucionalizado no imaginário de um grupo de alunos de fisioterapia. 2009. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2009.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1280
Document date: 18-Jun-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto completo Renata Reboucas - 2009.pdf1.16 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.