Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1195
Type: Dissertação
Title: O imaginário de um grupo de avós idosos responsáveis por seus netos, alunos em vulnerabilidade, em uma escola : a relação com a escola e os reflexos em suas vidas
Author(s): Fonseca, Lúcia Helena Bueno da 
First Advisor: Loureiro, Altair Macedo Lahud
Summary: Esta dissertação teve como objetivo levantar o imaginário de um grupo de avós de alunos em vulnerabilidade em uma escola. Foi levantado o imaginário de seis avós com 60 anos ou mais, responsáveis por netos em vulnerabilidade, por meio de entrevistas abertas. Foi levantado, também, o imaginário de um representante da direção da escola com o Arquétipo Teste dos Nove Elementos, o teste AT-9 de Y. Durand, e uma entrevista aberta. A pesquisa está integrada ao projeto O imaginário de grupos de avós-idosos e a qualidade de vida - avosidade . A pesquisa se caracterizou como uma pesquisa qualitativa. As falas dos avós do grupo foram analisadas sob o entendimento da Antropologia do Imaginário de G. Durand, teoria na qual se buscou saber como esses avós veem a vida, seus problemas, e os reflexos da postura da escola para com eles na sua qualidade de vida. Após a análise dos dados, o universo mítico foi desvelado como um imaginário com estrutura Sintética, deixando ver traços de desestrutura.
Abstract: This dissertation aimed to raise the imaginary of a group of students grandparents in vulnerability at a school. The imaginary of six grandparents with 60 years old or more, responsible for grandchildren in vulnerability, through open interviews, was raised. It was also raised the imaginary of a representative from the school management with the Archetype Test of Nine Elements, the AT-9 Y. Durand test, and an open interview. The research is built into the project "The imaginary of groups of elderly grandparents and quality of life - grandparenty". The survey was conducted along the lines of qualitative research. The speeches of the grandparents in the group were analyzed with the understanding of the G. Durand Imaginary Anthropology, theory in which we attempted to know how these grandparents see life, face or not their problems, and the consequences from the school`s attitude regarding their quality of life. After analyzing the data, the mythical universe was unveiled as an imaginary with Synthetic structure, revealing traces of unstructured.
Keywords: gerontologia
avós e netos
escolas
imaginário
imagem
imaginary
grandparents
vulnerability
school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Ciências da Saúde
Program: Programa de Pós-Graduação em Gerontologia
Citation: FONSECA, Lúcia Helena Bueno da. O imaginário de um grupo de avós idosos responsáveis por seus netos, alunos em vulnerabilidade, em uma escola : a relação com a escola e os reflexos em suas vidas. 2014. 87 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2014.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1195
Document date: 16-Jun-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Gerontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lucia Helena Bueno da Fonseca.pdf2.19 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.