Export ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1045
Type: Dissertação
Title: O papel das danças folclóricas (pastorinhas e reis) na motivação de atividades físicas para idosas
Author(s): Cardoso, Berta Leni Costa 
First Advisor: Assumpção, Luis Otávio Teles
???metadata.dc.contributor.referee1???: França, Nanci Maria de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Branco, Lúcio de Brito Castelo
Summary: Há vários estudos que relatam os benefícios bio fisiológicos da relação atividades físicas e idosos. Porém, o número de praticantes ainda não é satisfatório. Tentou-se resolver essa controvérsia pesquisando o uso do folclore como prática educativa e motivacional em aulas de atividades físicas para idosas. Foram entrevistadas idosas do Clube da Amizade em Caetité BA, onde se utilizam danças folclóricas em aulas de educação física como motivação. O estudo foi baseado nas reflexões de Paulo Freire, que admite que, para se educarem e motivarem pessoas, deve-se, primeiramente, considerá-las como seres que pensam, agem e sentem. Nesse processo educacional e motivacional, devem-se valorizar experiências, cultura, atitudes e valores dessas pessoas. Os resultados encontrados ratificaram que o uso de danças folclóricas em processos educacionais e motivacionais em idosas é satisfatório e positivo. As idosas relataram estar altamente motivadas durante as aulas ao ouvirem e dançarem músicas que as fizessem relembrar o passado, sua cultura, seus valores e atitudes. Durante as aulas, elas eram tomadas de sentimentos e lembranças favoráveis a essas práticas. As aulas também favoreceram a melhora da qualidade de vida, as possibilidades de encontros entre seus pares, aumentaram a auto-estima, proporcionando felicidade e bem-estar. As idosas confirmaram a idéia de que, ao utilizar a própria cultura do educando, este se sente mais motivado para a prática. Essa reflexão abriu um novo caminho para os debates acadêmicos a respeito da relação da teoria de Freire - motivação e prática de atividades físicas como processos educacionais.
Abstract: There are many reports about the biological benefits over the relation between physical activity and the old age. But even, the number of practicing people is still not satisfactory. This controversial point was used for the present work. It searches the use of the local folklore as a mechanism of education and motivation for the physical activity practice in old age. Were interviewed people from Clube da Amizade in Caetite city , state of Bahia (BRAZIL), where the folkloric dances are used to motivate them in physical education classes. Also, this work uses the Paulo Freire reflections that suggests the use of the own people culture and life context as the most import way for motivating and educating them. The results prove that is positive to use this referred motivational process to stimulate the old ladies in the physical education classes. The interviewed ladies reported that they feel very stimulate during dance classes when they listen to music that makes them remember their past times, culture and moral values. They still related that in these moments the good feelings are the most important stimuli for continuing practicing physical classes. Other import point is that these classes increase the opportunity of join old friends improving the humor, bringing happiness and a better well state being. The old ladies confirm that the central idea of this present work is appropriate since they understand that they feel more stimulate for physical practice by using this method. These questions bring us to the Paulo Freire educational reflections used to motivate the physical activity practice in old age.
Keywords: idosos
danças folclóricas
educação física
folclore
physical activity - aged
folklore
physical activity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Language: por
Parents: BR
Publisher: Universidade Católica de Brasília
Institution Abbreviation: UCB
Department: Educação Física
Program: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citation: CARDOSO, Berta Leni Costa. O papel das danças folclóricas (pastorinhas e reis) na motivação de atividades físicas para idosas. 2006. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2006.
Access Type: Acesso Aberto
URI:  https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/123456789/1045
Document date: 18-Apr-2006
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Texto completo BertaLeni - 2006.pdf1.43 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.