Área de Educação, Tecnologia e Comunicação
: [919]
Educação, Tecnologia e Comunicação
Educação, Tecnologia e Comunicação
Recent Submissions
A percepção dos calouros sobre os conteúdos das campanhas digitais como influenciadoras na escolha da Universidade Católica de Brasília (UCB) em cursos presenciais
A natureza dessa pesquisa é exploratória, empírica, instrumentalizada por entrevistas estruturadas e semiestruturadas. O objetivo desta pesquisa foi a compreensão da percepção dos calouros sobre os valores e argumentos veiculados nos canais de comunicação digital como influenciadores na escolha da Universidade Católica de Brasília (UCB) no Distrito Federal (DF). A fim de compreender a percepção dos calouros sobre as peças, foi realizada pesquisa semiestruturada (5 entrevistados) e questionári...
Fake news e fact-checking: mapeamento de práticas de verificação utilizadas por agências de checagem sul-americanas
Esta dissertação tem como tema de pesquisa as fake news. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica e de estudo de casos múltiplos, norteados por uma abordagem multimetodológica que teve como referência o modelo desenvolvido e adotado pelo Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online (GJOL). A intenção é contribuir para a reflexão sobre como o fenômeno da proliferação das fake news – entendidas aqui como conteúdos produzidos sob a égide jornalística e distribuídos com a inten...
Comunicação organizacional & gamificação: a implementação de games para o fomento das estratégias de comunicação da Universidade Católica de Brasília (UCB)
O “boom” da internet, iniciado na última década de 90, mudou completamente o mundo em que vivemos. Esse fenômeno não só transformou a sociedade, como também alavancou o advento tecnológico que vivemos nos dias atuais. Todas essas mudanças afetaram nossa forma de viver, consumir, comunicar e nos relacionar, e no ambiente organizacional não foi diferente. Se a sociedade como um todo se transforma, as organizações precisam se moldar a esse novo cenário. Nesta perspectiva, para todos os lados que...
Os impactos do WhatsApp na eleição presidencial de 2018
A nova comunicação política ganhou espaço com a Internet por meio do uso das redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp. A velha comunicação dos santinhos, cartazes e comícios perdeu o protagonismo, assim como as propagandas eleitorais na TV, rádio e jornal. Os eleitores passaram de usuários passivos para ativos, ou seja, produtores, criadores e editores de conteúdo. O objetivo do webdocumentário desta pesquisa é tratar da influência do WhatsApp nos resultados das ...
A embalagem como um pensamento: da utilidade ao prejuízo ambiental em uma perspectiva da complexidade
As “mutações climáticas” e os problemas ambientais e sociais causados pelo estilo de vida
humano têm gerado novos comportamentos por parte das marcas e dos governos. Nesse
contexto, novas estratégias de comunicação e de produção vêm sendo adotados em diferentes
partes do mundo. O aumento do consumo e o descarte inadequado de embalagens são outros
temas que surgem nesse cenário, visto que esses produtos causam profundos danos
ambientais. Contudo, as embalagens ocupam um lugar dual: por um...
Criatividade e desenvolvimento: Brasília capital da economia do futuro
Este estudo se propôs analisar a implementação de políticas públicas no campo da economia criativa no âmbito do Distrito Federal com o objetivo de contribuir para o fortalecimento e consolidação desta temática na agenda de decisões governamentais, bem como contribuir para o debate sobre o modelo de desenvolvimento econômico do DF. Para tanto, nos amparamos em referências conceituais de políticas públicas e de economia criativa com vistas ao exame da regulação, e dos documentos públicos oficia...
Ebook literário interativo em inglês para crianças
A necessidade da comunicação no contexto mundial de globalização fez com que a língua inglesa se tornasse um item fundamental. O idioma junto às mídias digitais faz parte de uma realidade que está cada vez mais inserida na rotina das pessoas. Os livros impressos estão caindo em desuso e conseguir a atenção de crianças para o ensino de idiomas através deles tem se tornado cada vez mais desafiador. Buscar ferramentas interativas que unem sons, vídeos, movimentos, entre outros recursos em plataf...
G2PDIGITAL: o modelo adotado no Brasil durante a pandemia Covid-19
Em um cenário global de crescimento do uso do digital em pagamentos de varejo e serviços
financeiros, os modelos digitais beneficiam e impulsionam as transferências sociais de governo
por meio do G2P (government-to-person). Com a pandemia Covid-19 e todos os seus impactos,
houve uma urgência em acelerar a transformação digital nas transferências de governo ao
mesmo tempo em que o Estado precisou ampliar a distribuição de recursos. Uma parcela da
população brasileira necessitava, para sob...
Covid-19 e educação: um estudo com alunos de graduação
A pandemia decorrente da Covid-19 provocou uma grande reestruturação nas Instituições de Ensino Superior (IES) no Brasil. As aulas que aconteciam presencialmente passaram a ser ministradas com o auxílio de tecnologias, mudando completamente a rotina dos estudantes e, consequentemente, a dos professores. Este trabalho investiga determinantes do desempenho acadêmico de estudantes de graduação durante a pandemia, utilizando uma base de dados única de uma importante IES privada entre 2016 e 2021....
A autonomia da gestão de pessoas no planejamento estratégico de empresas públicas do governo do Distrito Federal
A administração pública, em todas as esferas, busca meios de tratar questões ligadas à
efetividade de suas ações e do seu desempenho e obtenção de resultados efetivos. Esta
preocupação encontra-se aliada ao fato de que a sociedade está cada vez mais atenta ao modo
como estão sendo geridos os orçamentos e gastos públicos, e assim vigilância e a cobrança
por resultados se acentuam. Nesse sentido, as ações de governo pressupõem a adoção de
políticas públicas que resultem na melhoria da pres...
Uma arquitetura de software para suportar o processo de ideação em estudos de futuro
Cada vez mais o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação tem viabilizado a
participação social em decisões de caráter coletivo. Com o uso de plataformas digitais
não há – virtualmente – limite de tempo e espaço e mais pessoas podem contribuir com
ideias na solução de problemas. Nessas plataformas, ao pensar em conjunto e
desenvolver ideias para resolução de determinado problema ou proposta de melhoria,
ocorre um processo conhecido como ideação. A ideação ocorre em muitos contextos...
A utilização do Scrum como estratégia pedagógica para a educação matemática
A metodologia ágil Scrum é bastante disseminada no contexto da engenharia de
software. Sua origem no gerenciamento de projetos, frequentemente aplicada nos
negócios e indústria, tem obtido uma escala maior de disseminação, sendo cada vez
mais aprofundada em contextos educacionais. O presente estudo do Mestrado em
Educação da Universidade Católica de Brasília apresenta a possibilidade da
utilização do Scrum na educação matemática e como esta proposta poderá
contribuir como uma estratégia...
Trajetória da formação profissionalizante na percepção de alunos com deficiência
Esta tese apresenta em relevância o tema inclusão no ambiente escolar como um paradigma contemporâneo urgente, na perspectiva intervencionista de acolhimento à pluralidade de perfis de alunos na Educação Profissionalizante. Grande parte deles é oriunda de camadas sociais menos favorecidas que requerem certificação antecipada, pelo nível de Ensino Médio, de maneira a favorecer à juventude o ingresso no mercado de trabalho e o exercício do seu direito cidadão. O objetivo geral desta pesquisa fo...
A formação do pedagogo e o ensino da matemática
O presente trabalho de investigação insere-se na linha de pesquisa “Processo Educacional e Formação de Professores” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). Tendo como título “A Formação do Pedagogo e o Ensino da Matemática”, a proposta de discussão e análise se concentra sobre a formação do professor pedagogo e os principais desafios enfrentados por este profissional no desenvolvimento do ensino da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental...
Formação continuada à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais: estudo de caso em uma escola localizada na região sudoeste de Mato Grosso
Este estudo, intitulado Formação Continuada à Luz das Diretrizes Curriculares Nacionais: Estudo de caso em uma escola localizada na região Sudoeste de Mato Grosso, tem como área de concentração a educação e se ancora na linha de pesquisa Processo Educacional e Formação de Professores do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). A questão central foi buscar saber como o desenvolvimento das dimensões profissionais das DCN era percebido nos processos de fo...
A formação continuada de professores no município de Comodoro: impactos do Programa a União Faz a Vida na Prática Docente
Esta investigação insere-se na linha de pesquisa ‘Processo Educacional e Formação Docente’ do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Católica de Brasília (UCB). O objetivo geral da pesquisa é compreender como a formação docente ofertada no âmbito do Programa A União Faz a Vida (PUFV), com foco na metodologia por projetos, contribui para o aperfeiçoamento da prática do educador. Os objetivos específicos da pesquisa são: Verificar o processo de formação inicial e continuad...
A gestão compartilhada nos colégios cívico-militares do Distrito Federal
O objeto deste estudo é “A Gestão Compartilhada nos Colégios Cívico-Militares do Distrito Federal”. Esta investigação insere-se na Linha de Pesquisa: “Política, Gestão e Avaliação da Educação”. O problema de pesquisa é: Quais os principais desafios e possibilidades no cumprimento das metas estabelecidas na Portaria de Implementação da Gestão Compartilhada nos Colégios Cívico-Militares do DF? O período delimitado para estudo foi entre 2019 e 2021 (a Gestão Compartilhada no DF iniciou-se em 201...
Os desafios e as possibilidades do ensino de ciências com o uso das tecnologias digitais na perspectiva de professores de ciências do município dos Araputanga – MT
Esta dissertação de mestrado insere-se na linha de pesquisa Educação, Tecnologia e Comunicação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília (UCB). A mesma apresenta como objetivo geral analisar os desafios e possibilidades do uso das tecnologias digitais para o ensino de ciências na perspectiva de professores de ciências do município de Araputanga – MT. Importante destacar que durante o período de isolamento social, devido à pandemia da Covid-19 ...
A contribuição da formação e da atuação docente com a construção do perfil de professor-pesquisador e sua relação com o mercado de trabalho
A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Política, Gestão e Avaliação da Educação
do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (PPGE/UCB). Esta pesquisa tem como tema “A contribuição da formação docente com a construção do perfil de professor-pesquisador e sua relação com a avaliação do MEC de cursos de graduação”. Define-se como o problema “Considerando-se a contribuição da formação
docente com a construção do perfil de professor-pesquisador, c...
Violência na escola: entre o clima escolar e a prevenção
A violência é um fenômeno que assola países, nações e famílias, ela está impregnada nos mais variados nichos sociais e sociedades. Diante de tal mazela o contexto em algumas escolas é imitação da sociedade na qual ela está inserida. Sendo assim, não fica imune a tal situação. Vislumbrando o estudo desse fenômeno de violência, a pesquisa realizada é intitulada: “Violência na escola: entre o clima escolar e a prevenção”. A violência na escola carrega características específicas que têm uma ínti...